Sinais precoces de Esquizofrenia
- Sonia ICR
- 23 de nov. de 2022
- 3 min de leitura

Numa fase primária a esquizofrenia dá sinais , não muito acentuados que começam com alucinações e delírios. Se conseguirmos ir de encontro a uma análise e diagnóstico nesta fase isso vai ser extremamente importante para um prognóstico mais positivo.
Imagina alguém sentado num banco de jardim a ter uma discussão com "ninguém" . Ou pessoas a falar de conspirações como mensagens escondidas em matrículas de carros. A esquizofrenia é usualmente identificada nestes comportamentos estranhos. E não está errado mas.... Existem mais sinais e mais subtis do que possamos pensar nesta psicose.
Importância da rapidez no reconhecimento desta psicose
Na esquizofrenia cada episódio psicótico serve de 'combustivel ' para o próximo. Cada vez que a pessoa sofre um novo episódio ele será mais intenso e mais prolongado . O que acontece é que quanto mais cedo reconhecermos que a pessoa tem esta psicose quer dizer que já podemos intervir no próximo episódio e isso irá retirar -lhe 'força' . Além disso cada episódio que não é controlado causa danos na mente . Então há uma grande vantagem em conseguir detectar precocemente a esquizofrenia.
A sua natureza
Uma coisa que já foi notada é o fato de não ser comum as pessoas com esquizofrenia terem familiares diagnosticados. Nos homens os sintomas dão sinal quando estão a chegar a faixa etária de 20 e nas mulheres é entre os 20 e 30. Uma percentagem muito mais pequena dá sinal na infância ou idade adulta. O período em que os primeiros sinais aparecem não são episódios já de si graves, mas sim estados em que a pessoa pode ter alucinações ou simplesmente ficar catatonica e pode durar meses ou anos até aparecer o primeiro episódio psicótico agudo . Este estado chama -se 'prodromo' . Existem pessoas que procuram tratamento para outras suspeitas como a ansiedade enquanto passam por este estado e acabam por se arrastar com diagnósticos errados,ou seja tratamento errado também .
Sinais
Expressões faciais alteradas ou diminuídas
A pessoa adota uma ausência de expressão ou expressão estranha , alguns não expressam emoção outros tem expressões inadequadas à situação como um sorriso disfarçado ,de lado , um enrugar de testa frequente como preocupação ou dor ou sofrimento , o tom de voz muda, ficam menos articulados a falar e acabam por usar mais gestos enquanto falam.
isolamento
Na fase de prodromo a pessoa começa a sentir dificuldades em socializar e é um dos maiores sinais , quando há uma vontade abrupta de parar de se relacionar com outros . Seja ou não desconfiança e paranóia ,a pessoa sente que está mais segura estando só . Sente uma não pertença a todos e a tudo ao redor .
Desconfiança e pensamentos incomuns
Ainda não sendo um episódio de delírio no seu modo mais complexo, no início o esquizofrenico começa a suspeitar de todos os eventos que o rodeiam . Alguns relatam mesmo terem desenvolvido poderes de 'adivinhar' e prevem o que vai correr mal e o que está a Ser planeado e conspirado. Nesta fase eles ' vão e vêm ' ainda, ou seja ainda têm capacidade de , depois do cenário na sua mente , poderem reconhecer que estão a pensar mal . Tomam consciência disso. Mas irá acontecer uma e outra vez.
Despersonalização
Na fase primária as pessoas sentem que se 'ausentam ' da sua realidade , e isto pode passar ao lado de quem os rodeia como um sinal de que estão apenas aéreos. No fundo a sua mente ausentou -se do espaço presente e vai sendo cada vez mais frequente.
Distrações
Antes da fase de alucinações e delírios a esquizofrenia faz a pessoa distrair -se facilmente e sem contexto nenhum, e isso será notado pelos outros. Vai acontecer olharem para um lado brevemente como se procurassem algo . Vai acontecer perguntarem a outros " também ouviste qualquer coisa?" Ou perguntam se alguém os chamou. São sinais subtis de que começam a experimentar outra realidade que não está a acontecer.
Se ,em conjunto com algum destes tópicos ou vários , a pessoa ainda tem histórico familiar , se usa substâncias químicas , se está medicada para défice de atenção ,por exemplo, são fatores que merecem uma análise completa para descartar esta psicose pois são alguns fatores de risco.
Comments