12 traços de personalidade Borderline
- Sonia ICR
- 31 de out. de 2022
- 2 min de leitura

O transtorno Borderline trata da dificuldade a gerir emoções . As pessoas sentem tudo com muita intensidade e pode durar bastante tempo até conseguirem estabilizar. Estas emoções afetam bastante o seu dia -a -dia e a relação com outros e consigo mesmos, controla o que pensam e sentem sobre si e sobre quem os rodeia.
Estas pessoas são impulsivas , tem relações instáveis , têm uma autoestima que está quase sempre em baixo e por vezes sofrem com a compulsão de infligirem dor a si mesmas. A maioria dos diagnósticos são mulheres, ainda que hajam bastantes homens eles ficam sem diagnóstico devido ao estigma do problema. Quem sofre de Borderline relata o medo do abandono, uma raiva permanente e muita dificuldade em gerir a relação com outros.
A grande dificuldade nas relações é o facto destas pessoas poderem ir dormir com uma visão e acordar com outra totalmente diferente. E porque estas pessoas têm uma imagem distorcida de si mesmas elas mudam várias vezes de ideias. Podem mudar frequentemente de objetivos , de metas, de amigos , acabam por se sabotar, por serem constantemente despedidos ou terminar a relação amorosa.
Não há um consenso sobre o que dita quem sofre de Borderline, é um mix de fatores que incluem genética, funções neurológicas, eventos traumáticos ou até uma pobre e disfuncional relação familiar.
Alguns sinais de quem sofre deste transtorno :
1. Instabilidade nas relações - alternando entre idealização e desvalorização do outro
2. Medo do abandono
3. Auto estima instável
4. Dificuldades com a noção de si próprio e com a sua identidade
5. Comportamentos nocivos e impulsivos como gastos desnecessários , abuso de substâncias , comportamento sexual desviante, condução de forma imprópria e descuidada e outros
6. Ameaça de suicídio ou tentativas e automutilação ou auto infligir dor em si próprio
7. Alterações de humor , períodos de raiva , ansiedade , irritabilidade e depressão que podem durar de horas a dias
8. Sentimento de inutilidade e tristeza
9. Raiva inapropriada, intensa e incontrolável seguida de sentimento de culpa
10. Paranóia, perda de noção da realidade
11. Sentimento de vazio de insatisfação
12. Dissociação , deixam de ter noção dos seus próprios sentimentos e a tal sensação de perda de identidade
Muitas pessoas não chegam a ter noção que padecem do transtorno . Tem tratamento, existe a medicação e psicoterapia para ajudar a regular o humor e aprender a lidar com as situações respetivamente .não devemos obrigar a pessoa a procurar tratamento, mas devemos impor os nossos limites, tentar mostrar-lhes onde está o problema e tentar dividir as responsabilidades. Dar tempo, mas não deixar de chamar a atenção. Este transtorno afeta não só a pessoa como todos os que se relacionam com ela .
Comments