top of page

Distúrbio de personalidade paranóide

DPP ou distú

ree


DPP ou distúrbio de personalidade paranoide. Todos nós lemos "entrelinhas" ou ficamos a remoer em certas coisas que alguém disse ou fez, mas há um limite que passa o normal. Estes sinais em conjunto com a suspeita que temos dos outros ,com o facto de ficarmos zangados com comentários que nem tinham assim tanto de nocivo, mais o facto de guardar rancor . Isto em certa extensão pode ser o distúrbio de personalidade.


Estas pessoas tendem a acreditar mesmo que os outros querem prejudicar e magoa-los. Que simplesmente não são fiáveis . Este distúrbio é um dos 10 distúrbios de personalidade que afetam a forma como pensamos sobre nós e outros , como nos relacionamos com eles, como respondemos emocionalmente. Claro que de tempos a tempos nos preocupamos com o que nos dizem e pensam de nós, pensamos demais , ou procuramos no meio de comentários e conversas coisas que nem estão lá, mas há um nível normal nestas preocupações e são pontuais .A diferença deste distúrbio é que é baseado em medos em que Focamos no facto que os outros nos querem atingir -nos, de forma uma obsessiva . Procuramos mesmo isso.


Acredita-se que 4.5% da população mundial possa parecer do distúrbio de personalidade paranoide e que muitas tenham outras patologias mascaradas. Personalidade Borderline ou anti-social por exemplo. Depois os sintomas dependem de pessoa para pessoa mas o comum de todos é o medo em coisas que não correspondem à realidade. "Aqueles que padecem desta desordem estão constantemente em alerta e em defesa , lêem demasiado as situações sociais , tornando o que ouvem naquilo que lhes é mais conveniente até se transformar num hábito - As pessoas não são livres internamente. É um fardo." " São duvidosas e medrosas por isso é difícil sentirem segurança "



Os primeiros sinais costumam aparecer já após a adolescência e as suas causas variam entre fatores biológicos e ambientais. As pesquisas criaram algumas ligações entre negligência na infância e relatam uma ligação genética entre este distúrbio e esquizofrenia bem como personalidade esquizóide .

Sintomas comuns : - sensação de suspeita e desconfiança - estar demasiado preocupado com intenções escondidas e razões dos outros - demonstrar hipersensibilidade a críticas e sentir sempre uma ofensa ou ataque - mostrar frieza emocional -duvidar do compromisso dos outros - pensar que está a ser explorado por outros - sentir que tudo o que partilhar vai ser usado contra si -guardar rancor e não perdoar - não conseguir relaxar - ser hostil e argumentativo - sentir -se perseguido sempre por alguém



Não é preocupação excessiva que mostra que se tem esta desordem. É a forma como estes comportamentos crescem e a pessoa toma tudo como muito maior do que foi, acredita mesmo , não lhe interessa se é o pai ou a mãe ou o cônjuge todos são suspeitos . A certa altura a pessoa irá mesmo procurar isolar-se e deixa de ser possível conviver normalmente com ela. Há uma crescente paranóia que ultrapassa a preocupação . As relações amorosas sao as primeiras a sofrer já que estas pessoas usualmente tendem a suspeitar sempre que o parceiro as trai. O tratamento consiste em terapia comportamental e cognitiva para mudar estas crenças e padrões . Estas pessoas vivem em si e acabam por criar as suas crenças sem sequer ter em conta o outro. O terapeuta tem de desconstruir e enfrentar cada crença a ponto de que a pessoa comece a questionar a sua própria razão . Vai ajudar com a desconfiança extrema e melhorar as relações próximas.

 
 
 

Commentaires


Post: Blog2_Post

©2020 por Self-care by Sónia Isabel. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page