top of page

Quando e como pedir desculpa?


ree


Alguma vez sentiste necessidade de pedir desculpa mas retraíste-te ? Talvez tenhas pensado que a outra pessoa tinha de pedir primeiro, ou que pedir desculpa é para fracos, ou que agora já passou e já não vale a pena? Existem várias situações em que falhamos em pedir desculpa e arranjamos sempre argumento para não o fazer.


Uma desculpa é muitas vezes a forma de iniciar um caminho para a cura. uma forma de aliviar tensões e acalmar ressentimentos, pode reforçar relações, resolver algo mal-entendido e conciliar diferenças. É também parte essencial do nosso crescimento pessoal. Um conflito não resolvido sobre ações passadas atua tanto sobre quem não pediu como quem não recebeu. O poder de um pedido de desculpas ainda não está reconhecido, é chamado o ato de ' maior e mais profunda interação humana' mas não o usamos assim tanto. Todos já tivemos uma situação em que não pedimos ou não nos foi pedido, desculpa.


O que nos impede? São maioritariamente argumentos que arranjamos:

- Estamos a assumir culpas

- parecemos fracos

-Ficamos vulneráveis ao ataque

- a outra pessoa vai contraatacar

- significa que não somos perfeitos


Tomar responsabilidade:


Talvez seja também por isso que somos tão lentos a pedir desculpas. Porque exige tomarmos responsabilidade. Significa assumir a nossa contribuição num problema. Mas vamos aprender a distinguir! Quando assumimos que o nosso comportamento não foi o melhor numa certa discussão, estamos a assumir responsabilidade pelo nosso comportamento, não estamos a assumir a culpa do que causou a discussão! Essa parte deve ser dividida pelos intervenientes , senão irá prolongar a questão numa luta de quem é o certo e o errado. Tomar responsabilidade mostra amadurecimento e consciência acordando com valores e integridade.


Quando consegues ver o quão importante é pedir desculpa é uma curva de aprendizagem, é necessário coragem para quebrar o padrão na nossa sociedade que tem como crença a competição e querer ser mais e melhor.


A importância:

Tantas das nossas relações que podem tirar benefício disto, principalmente no ambiente laboral onde a competição é sempre maior. Nestes sítios é tão difícil assumir que estamos mal em algo. De forma privada não temos desculpas deste ambiente de adversários, as famílias devem ter habilidade de mostrar remorso e pedir desculpa sempre que necessário, são bases de relações saudáveis. Não pedir desculpas trará consequências a longo prazo.


Quando:

Não há um timing certo para pedir desculpa principalmente nas situações em que a 'ofensa' ou 'ação' já aconteceu há um tempo. As pessoas usam bastante a expressão de 'deixar a poeira assentar' como dizer que não vale a pena 'mexer em feridas passadas' e pode parecer um bom conselho mas também é uma forma de evitar responsabilidade e pode tornar-se um eterno remendo. Mas nunca é tarde. Deves criar essa oportunidade e curar esse atrito.


A quem pedir?

Fica ciente que quando pedes desculpa é sobre ti, os teus erros ou comportamentos ou falha neles, é entre ti e o outro , não tens de pedir desculpa por grupos por ancestrais por eventos de história por crenças culturais. Seja de um acontecimento recente ou algo do passado Tem que ser apenas genuíno , sincero. Uma boa forma de iniciar estes pedidos seria : 'Há algo que me tem perturbado sobre a situação X. Sei que ambos sofremos com isso e de minha parte peço desculpas...' ou ' Não temos conseguido entender-nos como antes, desculpa por isso e quero fazer algo quanto a isso' isto expõe a vontade de resolver sem assumir inteiramente a culpa.


Faz:

-Assume o poder da desculpa

- Assegura-te que é sentido

- Reconhece a dor que possa ter causado ao outro

-Faz isso por ti mesmo, liberta-te de rancor

- Sê formal de acordo com a gravidade da situação

- Prepara-te para ser necessário explicar mas não deixes que seja demasiado justificado

- Não esperes um obrigado como reconhecimento, se não aceitarem lida com isso com dignidade e fica ciente que fizeste o certo

- Dá tempo, pode ser tão difícil aceitar uma desculpa como pedir

- Não sejas arrogante


Não:

-Culpes o outro

- Não justifiques o erro

- Não desacredites o poder da desculpa

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Self-care by Sónia Isabel. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page