top of page

De onde vêm as fobias?

Algumas palavras são usadas e estão tão embutidas no nosso dia-a-dia que nem pensamos muito no seu significado . Se alguém está triste, está deprimido. Se alguém é egoísta já é narcisista, se se chateiam com algo já estão stressados. O mesmo se passa com a palavra fobia. Se alguém tem medo de uma coisa, tem uma fobia.


Mas a fobia é mais uma patologia do que um medo. É algo incontrolável, irracional, na presença (ou expetativa da presença) de certas situações ou objetos que implicam o medo. As palavras chave são irracional e incontrolável. Um medo comum é causado por coisas justificadas e compreensíveis. Um cão que me ladra e é agressivo, pode morder-me logo tenho medo disso. Mas se vejo um cão ao longe, ou uma imagem , e isso me causa um transtorno, onde transpiro e tremo é uma fobia. Ela não me deixa raciocinar mesmo se o cão está longe, quieto ou numa imagem.


As fobias permanecem no tempo. Significa que há medos momentâneos e outros que ficam como obsessões. Ela tem causas psicológicas, sintomas persistentes e específicos, como suores frios, boca seca, dor abdominal, batimentos cardíacos acelerados, tremores.


De onde vêm as fobias?

- podem ser herdadas

Uma mulher que tenha fobia de aranhas pode ser observada pelo filho por exemplo, que aprende esse medo.


- Experiências passadas negativas

Daniel ficou preso no elevador aos 11 anos, apesar de não ser perigoso ele ficou em pânico e teve dificuldade em respirar. Este medo intenso impediu-o de ter uma reação e hoje ele evita os elevadores pois começa a sufocar.


-Medo irracional de um objeto ou situação sem razões

A Helena tem medo de palhaços . PorquÊ palhaços? após uma sessão de hipnose ela descobriu que aos 3 anos , ouviu os pais discutir e a mãe deu um grito muito alto. A Helena assustou-se mas não viu os pais, em vez disso viu um brinquedo em forma de palhaço que tinha no seu quarto. Ela associou aquele susto ao brinquedo e ficou assim preservado na sua memória como um perigo, uma ameaça.


Existem diferentes fobias e todas tÊm nomes. Qualquer objeto, animal e circunstÂncia podem causar fobias. Fobofobia, o medo do medo. Aracnofobia medo de aranhas. Claustrofobia medo de locais apertados ou fechados. Aerofobia medo do vento. Micofobia medo de cogumelos. Ornitofobia medo de pássaros...e muitas outras.


A psicoterapia é bem eficaz nestes campos, a terapia cognitiva comportamental é a melhor a tratar fobias permite mudar a forma como pensamos e eliminar a raíz da fobia. Por vezes é acompanhada de medicação e hipnoterapia. Podemos ir reduzindo ograu de medo até atingir um valor aceitável ou mesmo aniquilar a fobia.

ree

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Self-care by Sónia Isabel. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page