10 dicas para controlo da ansiedade
- Sonia ICR
- 19 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Actividade física
Praticar actividade física aumenta a serotonina, que dá uma sensação de prazer. No entanto esta alternativa depende se a pessoa gosta de praticar estas actividades.
2.Controlo da respiração
Nós nem nos apercebemos, muitas vezes hiperventilamos ou respiramos de forma anormal e isso pode por si só despoletar ansiedade. Podemos controlar a respiração compassando e inspirando pelo nariz lentamente , com a boca fechada. Ao inspirar devemos estufar o abdomen, a barriga, e não o peito. Depois expirar pela boca lentamente .Quando pudermos estar sozinho convém deitar e utilizar um método de relaxamento, esta ideia reduz a taquicardia e respiração ofegante bem como tremores.
3. Evitar pensar negativo
Devemos tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando -nos se há uma alternativa , fazendo esta análise podemos ganhar consciência que existem mais soluções que problemas.
Uma vez avaliada a situação, devemos substituir os pensamentos sobre o evento , que são mais negativos. Sempre que um pensamento negativo se iniciar, devemos substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável.
Certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando sintomas, como o mau-estar e o descontrole respiratório.
4.Investir em alimentos com Triptofano
Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate. Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio.
Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista.
5.Beber chá
Maioria dos chás têm componentes que servem como calmante, sedativo e funciona bastante bem no controlo da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas são passiflora , camomila e valeriana.
6.Manter foco no presente
Quando a nossa mente se dedica ao nosso estado actual temos total capacidade de análise, julgamento e ação; portanto, esta é uma boa forma de controlar a ansiedade.
Quando a mente passeia constantemente entre passado e futuro sem foco e sem planos vamos facilmente iniciar ou piorar a ansiedade .
7.Tempo pra nós mesmos
Devemos saber olhar para nós, as nossas necessidades. Focar o nosso objectivo . Muita da ansiedade é vivermos a prever e antecipar o futuro, muito no negativo e pensando no perigo. Poucas vezes paramos para pensar no real, no que gostamos, no que nos faz bem.
8.Trabalhar a congruência
Se pensamos de uma forma mas agimos e outra, por norma estamos vulneráveis à ansiedade. Temos de buscar equilíbrio, fazer as questões ' Estou a pensar em mim?' 'Porque estou a agir assim ?'
9. Fortalecer autoconhecimento
Quem se conhece bem respeita-se. Sabe dizer 'não', protege-se e tem menos ansiedade do que os que ainda estão a conhecer-se.Quem se aceita sabe o que pensa, o que diz, confia em si mesmo e assim age sem culpa estando alinhado com as suas necessidades.
10. Cuidar o momento de dormir
Evitar acções de preocupação, agitação e desgaste no horário de deitar. Colocar uma barreira mental em pensamentos que exigem tomadas de decisão e mudar para momento de relaxamento. Ansiedade na hora de dormir provoca insónia.
Commentaires